Seg a Sex 7h às 17h

Revitalização aumenta em mais de 120% a capacidade de iluminação do Parque Halfeld

Compartilhe:
Revitalização aumenta em mais de 120% a capacidade de iluminação do Parque Halfeld

Localizado no coração de Juiz de Fora e um dos mais importantes cartões postais da cidade, o Parque Halfeld está de cara nova. Na noite desta quinta-feira, 24, o espaço ganhou nova iluminação, muito mais potente e moderna, deixando o parque mais seguro e bonito. O prefeito Bruno Siqueira foi conferir o trabalho realizado pela Empav, executado em aproximadamente 50 dias.

Bruno Siqueira ressaltou a importância de se valorizar pontos turísticos da cidade e, no caso do Parque Halfeld, uma ótima opção de lazer para os moradores da região: "Melhorar a segurança, a visibilidade, a integração da comunidade desse importante cartão postal da cidade é nosso objetivo".

A obra custou R$ 100 mil e o ganho luminoso é de cerca de 126%, superando a expectativa inicial em mais de 50%. "Esta variação aconteceu em função de alteração no projeto, valorizando pontos estratégicos e realçando a vegetação", destacou o diretor da Divisão de Energia e Eletrificação da Empav, Wilson Ferrareze.


População aprova a revitalização

Fazer do Parque Halfeld um espaço de lazer, que reúna as famílias, os amigos e os namorados é um dos objetivos da Prefeitura. E na primeira noite de nova iluminação já foi possível ver o aumento significativo de frequentadores no espaço. Miguel Simão, 69 anos, estava lá, com a filha, Márcia Gondim, 37, e o neto, Matheus, 2, que corria feliz no centro do parque. Para a mãe, o espaço ganhou vida nova: "Sempre trago meu filho aqui, pois é o melhor espaço verde no Centro da cidade. A nova iluminação trouxe vida pro espaço. Antes tinha medo de atravessar aqui no meio do parque". E para o avô, "o Parque Halfeld é um ponto de referência pra quem é e não é da cidade. A nova iluminação deu uma levantada no espaço".


Sobre as intervenções

Em relação à iluminação, foram retiradas todas as antigas luminárias com lâmpadas a vapor de sódio que atendiam ao local e colocadas as de vapor metálico, permitindo um aproveitamento maior da luz irradiada pelas lâmpadas. Alguns circuitos foram aproveitados e outros lançados. Ferrareze explicou o porquê da substituição das lâmpadas vapor de sódio por vapor metálico: "Procuramos aproveitar alguns pontos já existentes e instalamos novos postes, de forma a dar uma luminosidade, além de mais intensa, também mais homogênea. Na aplicação para iluminação pública em Juiz de Fora utilizamos mais as lâmpadas a vapor de sódio, aquelas que possuem uma luz ´amarelada`, em função de seu custo/benefício. No caso do Parque Halfeld utilizamos lâmpadas a vapor metálico, reconhecidas internacionalmente como uma das fontes de luz mais eficientes disponíveis no mercado. Elas possuem uma luz ´branca`, extremamente brilhante, de forma a realçar e valorizar espaços. Esta lâmpada proporciona uma iluminação com grande intensidade e excelente índice de reprodução de cor, e outro detalhe importante é que gera menor carga térmica".

Nos trechos mais abertos e de maior possibilidade de concentração de pessoas foram instaladas luminárias com corpo em alumínio injetado a alta pressão, acabamento na pintura eletrostática na cor cinza, difusor em vidro policurvo temperado e refletor em alumínio polido quimicamente anodizado e selado. "Os equipamentos auxiliares e de ignição são incorporados internamente à luminária, contribuindo para o melhor visual", acrescentou Ferrareze. A fixação foi feita em postes telecônicos, com 8,80m de altura livre, na cor verde. Foram utilizadas 33 peças equipadas com lâmpadas a vapor metálico, de 400 watts.

Nas áreas de acesso e saída do parque e em alguns pontos de apoio nos jardins foram instaladas luminárias decorativas, com refletor em chapa de alumínio repuxado, suporte de fixação em liga de alumínio fundido, com alojamento incorporado para o sistema de ignição, difusor cônico prismático em acrílico transparente e acabamento em epóxi preto. A fixação foi feita em postes telecônicos com 4,50m de altura, livres, na cor verde. Foram utilizadas 35 peças equipadas com lâmpadas a vapor metálico de 250 watts ou 400 watts, buscando valorizar as árvores e os jardins existentes.

"Estas lâmpadas foram instaladas em refletores de largo alcance, fixados no piso, em caixas subterrâneas, com grades de proteção e em postes, obedecendo a funcionalidade", disse Ferrareze.

O acionamento dos equipamentos de iluminação foram montados e programados pela Empav, cujo sistema de comando é acionado por um timmer programado para acender e apagar as luminárias. Para proteção foram utilizados disjuntores "din", com capacidade de interrupção, conforme as correntes elétricas circulantes nos diversos circuitos.

Além da iluminação, a Empav realizou a reforma do coreto, fechando o espaço com vidro. O local é de uso da Guarda Municipal, trazendo mais segurança para os transeuntes e frequentadores do espaço. Foi feita também a poda das árvores, a capina da grama, o plantio de mudas e a reforma do parquinho, com aumento do alambrado. O Demlurb fez a instalação de novas lixeiras e nos últimos meses intensificou o serviço de limpeza. Fazendo parte do Programa "Olho Vivo", será instalada uma câmera no centro do Parque Halfeld. As melhorias na área continuarão sendo executadas, com ações de curto, médio e longo prazos. Agora estão sendo concluídas as ações de médio prazo. Até agora tinham sido feitas as ações emergenciais, como reforma do parquinho, retirada das pérgulas, limpeza geral, etc. A longo prazo é uma intervenção maior, que está em fase de projeto.

 

Voltar para Notícias