Seg a Sex 7h às 17h

Prefeitura inicia revitalização da iluminação da Praça do Riachuelo

Compartilhe:
Prefeitura inicia revitalização da iluminação da Praça do Riachuelo

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Diretoria de Energia e Eletrificação da Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanização (Empav), iniciou esta semana a revitalização da iluminação da Praça do Riachuelo, na Avenida Rio Branco, região central da cidade.

O serviço consiste na substituição das atuais lâmpadas a vapor de sódio por outras, a vapor metálico, de 400W e 250W, conforme seu posicionamento no interior da praça, fazendo com que haja um acréscimo de cerca de 100% no índice de iluminação. A lâmpada a vapor metálico possui um índice de reprodução de cores elevado, com sua tonalidade branca, além de possibilitar ganho térmico, pois aquece menos que a de sódio.

No local será construído um sistema de medição, comando e proteção, com disponibilidade de carga para eventos que aconteçam no local, sem necessidade de ligações provisórias.

Para o diretor do órgão, engenheiro Wilson Ferrareze, "é fundamental a complementação da melhoria da iluminação dos pontos de concentração de pessoas no centro da cidade, a exemplo do que já foi executado no Parque Halfeld, constituindo-se em reivindicação antiga e recorrente dos moradores e empresários que habitam e exploram o entorno da Praça do Riachuelo".

Para Geraldo Pereira, morador do Bairro Nova Era, a intervenção vai contribuir para a segurança de quem passa pelo local à noite: "Apesar de morar em um bairro afastado, costumo vir a praça pelo menos três vezes na semana, para encontrar meus amigos. Quando começa a escurecer eu vou embora, porque a iluminação é muito fraca e isso favorece a ação de assaltantes".

Jaciléia Gomes, moradora do Bairro Democrata, contou que já foi assaltada uma vez, enquanto esperava o ônibus para voltar para casa, no ponto próximo à praça: "Já fui abordada por um assaltante aqui e, desde então, tenho medo de esperar meu ônibus depois das 21 horas. Um local bem iluminado intimida a ação de criminosos e oferece mais segurança a quem precisa passar pela praça".

 

Voltar para Notícias