Seg a Sex 7h às 17h

Equipe da Empav planta ipês-amarelos na região central de Juiz de Fora

Compartilhe:
Equipe da Empav planta ipês-amarelos na região central de Juiz de Fora

Dez mudas de ipê foram plantadas nesta sexta-feira, 15, no Bairro Granbery, região central de Juiz de Fora. O serviço foi realizado por uma equipe da Empresa de Pavimentação e Urbanização (Empav) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), no passeio da Rua Batista de Oliveira, entre as ruas Sampaio e Doutor Antônio Carlos.

O plantio dessas árvores integra um projeto da PJF, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (SMA), que visa a melhorar a arborização viária de alguns bairros do município. As atividades tiveram início em dezembro de 2015 e devem se estender, de forma gradativa, durante todo o período chuvoso, época em que o clima e a temperatura favorecem a evolução saudável da planta. E, para proteger as mudas, em volta de cada planta foi instalada uma grade de aço. Essa é uma maneira de evitar que as plantas se quebrem ou sofram danos durante as chuvas de verão.

Quem mora na região ficou contente em saber que vai dividir espaço com a natureza: "Em frente à minha antiga casa, aqui mesmo no Granbery, já tinha sido plantada uma muda de Ipê, mas a árvore não deu flor e acabou morrendo", comentou a dona de casa Nice Fortes, que mora no bairro há mais de 40 anos. "Vai ser ótimo sair de casa e dar de frente com uma dezena de ipês colorindo a rua. Só espero que dessa vez eu dê sorte de ver uma árvore florir por aqui", acrescentou.


O Ipê-amarelo

As mudas do ipê podem demorar cerca dois anos para crescer. No tamanho adulto, podem medir de dois a três metros de altura, quando proporcionam um belo espetáculo com sua floração. De acordo com o Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (Ipef), o ipê é um complexo de nove ou dez espécies com características mais ou menos semelhantes, com flores brancas, amarelas ou roxas. Infelizmente, a espécie é considerada vulnerável quanto à ameaça de extinção.

 

Voltar para Notícias