Seg a Sex 7h às 17h

Funcionários da diretoria de Energia e Eletrificação da Empav recebem cursos de capacitação e segurança

Compartilhe:
Funcionários da diretoria de Energia e Eletrificação da Empav recebem cursos de capacitação e segurança

Mais de 20 funcionários da diretoria de Energia e Eletrificação, da Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanização (Empav), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), iniciaram, nesta segunda-feira, 18, o Curso de NR-10 "Segurança em Instalações Elétricas" e o Curso de NR-35 "Segurança em Trabalhos em Altura". Durante as aulas, ministradas pelo engenheiro eletricista e de segurança do trabalho, Tadeu Candian, eles recebem orientações de prevenção a acidentes e discutem experiências da rotina de trabalho. Os cursos são realizados na própria sede da Empav.

De acordo com o diretor da Empav, engenheiro Wilson Ferrareze, é essencial que a segurança nas atividades seja reforçada entre a equipe: "A reciclagem permite que possam atender sempre com eficiência e eficácia à população e às diversas unidades da Prefeitura". Além disso, ele explica que essa é uma maneira de qualificar o serviço: "Um servidor público preparado é garantia de qualidade do trabalho e adequada aplicação dos recursos públicos municipais".

O engenheiro Tadeu Candian citou a importância da realização dessas aulas em empresas que trabalham em setores de risco, onde a atenção e o conhecimento são primordiais: "São normas que devemos seguir para ter segurança no trabalho. Dessa forma, o funcionário se sente mais seguro a exercer o cargo com prevenção, para que nem ele e nem os usuários da rede sofram riscos". Os cursos serão realizados de manhã e à tarde, até sexta-feira, 22. Durante a semana, ainda serão ensinadas técnicas práticas de primeiros socorros em emergências causadas por acidente.

Samuel Moreira, de 39 anos, trabalha há 20 no ramo de eletricidade. Ele já participou de cursos como esse, mas afirma que é sempre bom ficar atualizado quanto às técnicas de segurança: "Ter conhecimento e segurança nessa área significa ficar vivo. É um trabalho que oferece risco de vida para quem não tem orientação, então é sempre bom ficar por dentro das normas". O funcionário João Carlos de Assis, de 44 anos, reforça: "É uma forma de garantir aprendizagem. Faz parte da nossa rotina ver pequenos acidentes causados por falta de atenção. Então, ter a consciência de equipamentos de segurança é ter a certeza que a gente vai voltar para casa vivo. Temos sempre que pensar na nossa família e também no usuário da energia".

 

Voltar para Notícias