Seg a Sex 7h às 17h

Prefeitura inicia plano de reestruturação da Empav

Compartilhe:
Prefeitura inicia plano de reestruturação da Empav

Fúlvio Albertoni, atual secretário da Fazenda e servidor de carreira da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), é o novo diretor-presidente da Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanização (Empav). O anúncio foi feito pelo prefeito Antônio Almas na manhã desta sexta-feira, 16. Fúlvio substitui Mário Henrique Fazza, que pediu exoneração do cargo. O gestor vai acumular as duas funções, contudo continuará recebendo somente um salário.

Segundo Almas, a escolha se deve ao fato de que os principais problemas que a empresa vive, conforme relatório técnico apontou, são questões administrativas e financeiras. "Optei por colocar um servidor de carreira no cargo de diretor-presidente, alguém que faz parte do gabinete Intersetorial de Execução Orçamentária e Financeira da PJF. O objetivo é tomar medidas necessárias para a recuperação da capacidade financeira e produtiva da Empav. Começaremos este trabalho imediatamente", explica. O prefeito destacou que a meta é buscar eficiência.

Fúlvio destacou, durante coletiva de imprensa, que o trabalho que a Empav exerce é fundamental para a cidade: "Eficiência e eficácia é atender à população, e é isso que buscaremos. Não são soluções fáceis; são desafios grandes, e contamos com a colaboração e paciência dos servidores da empresa. Será necessário muito trabalho e muita dedicação".

A diretoria administrativo-financeira também terá novo responsável: o engenheiro e também servidor de carreira Carlos Eduardo Meurer, que destaca:. "Nosso objetivo é ajudar na reformulação da Empav, transformando-a numa empresa que seja eficaz. Temos que dar esse retorno à sociedade". As substituições foram aprovadas pelo Conselho Administrativo da empresa, que se reuniu na manhã da quinta-feira, 15, para deliberar sobre as alterações.

Almas, que assumiu a administração municipal há pouco mais de um ano, criou um grupo de trabalho, com caráter técnico, para avaliar criteriosamente a situação da empresa e apontar soluções viáveis. A respeito do relatório elaborado pela equipe, o prefeito esclarece que os dados foram objetivos e conclusivos. "Foi apontado algo que, infelizmente, já esperávamos: a necessidade de uma decisão quanto ao fechamento ou saneamento da empresa. Em respeito aos trabalhadores e certo de que é possível reverter o quadro, enfrentando o problema de frente. Com muito trabalho e empenho de todos, vamos atuar no saneamento da Empav".

A reestruturação da Empav é considerada o começo da segunda etapa da Reforma Administrativa executada na Prefeitura, agora de forma mais incisiva na administração indireta.

Currículo

Fúlvio é graduado em Processamento de Dados pelo Centro de Ensino Superior (CES), especialista em Administração Pública (Faculdade Machado Sobrinho) e em Planejamento e Uso do Solo Urbano (Ippur/UFRJ), com Mestrado em Políticas Sociais e Gestão Pública (UFJF) e Master em Liderança e Gestão Pública (CLP/Harvard). É servidor efetivo da PJF, como Técnico de Nível Superior em Planejamento, desde agosto de 1992, onde também foi subsecretário de Receita, chefe do Departamento de Receitas Imobiliárias e Diretor do Departamento de Planejamento e Controle de Receitas. Atua como secretário da Fazenda desde janeiro de 2013.

Meurer é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestre em Engenharia Civil, Gestão, Qualidade e Produtividade pela Universidade Federal Fluminense e tem nove especializações, entre elas, as de Gestão Estratégica Pública (Fundação João Pinheiro - Belo Horizonte), Gerência de Empresas (Machado Sobrinho), Master in Transport Business (Coppe/UFRJ), e Logística Empresarial (Centro Universitário Senac - Santo Amaro). É efetivo na PJF desde 1991, tendo atuado na Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), inclusive como subsecretário de Mobilidade Urbana, e na Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica (SPGE), atual Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

Foto: Carlos Mendonça

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Empav pelo telefone 2104-8776.

 

Voltar para Notícias