Seg a Sex 7h às 17h

Horto Florestal da Empav está aberto à visitação

Compartilhe:
Horto Florestal da Empav está aberto à visitação

O Horto Florestal da Empav, localizado dentro da Reserva Biológica do Poço D'Antas, na Estrada Athos Branco da Rosa, 1436, bairro São Benedito, é uma unidade de conservação que abriga um grande número de espécies de vegetais. Atualmente, o Horto está passando por mudanças em sua estrutura e está aberto para visitação, que deve ser solicitada ao Departamento de Parques e Jardins da Empav pelo telefone 3690-7558.

As mudas geradas no local são utilizadas no paisagismo de praças, que compõe o cenário púbico urbano de Juiz de Fora, e algumas são doadas para diferentes lugares. Nos últimos meses, têm-se produzido no local mudas de Sálvia, Boca de Leão, Petúnia, Camomila e Bela Emília.

Segundo Pedro Lopes, jardineiro do Horto, o processo de semeio é feito em bandejas de isopor ou plástico para que a umidade seja mantida. As bandejas ficam em uma estufa, durante o tempo necessário para que a semente estoure e as mudas possam ser passadas para sacos plásticos com terra com dimensões pré-definidas.

"Entre os mais variados métodos existentes para a produção de mudas, o de estaquia também é utilizado em nosso Horto Florestal, onde se retira partes da planta-mãe e submete o vegetal ao enraizamento, para que possa ser plantado em outro recipiente e posteriormente utilizá-lo em algum local de interesse", explica o chefe de serviços do Departamento de Parques e Jardins da Empav, Hugo Magrini.

Pequeno Jardineiro

O Horto trabalha com o projeto educacional "Pequeno Jardineiro", que tem como objetivo retirar jovens das ruas e oferecer a eles capacitação profissional. Os mesmos aprendem noções de paisagismo, técnicas de jardinagem e a produzir as mudas que serão usadas posteriormente.

Jardim Sensorial

O Horto possui em seu espaço físico um Jardim Sensorial com diferentes espécies de plantas em exposição, como por exemplo, a Arnica e o Pau Brasil. O objetivo é estimular os sentidos, ativando a percepção através do olfato, visão, audição e tato. É importante destacar que cada planta exposta possui uma placa com seu nome em braile, para que deficientes visuais possam identificá-los.

 

Voltar para Notícias