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Empav realiza ciclo de palestras no Mês do Servidor

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Em comemoração ao Mês do Servidor, a Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanização (Empav) realiza, durante todo o mês de outubro, um ciclo de palestras e capacitação com seus colaboradores. As capacitações, que acontecem de forma presencial e on-line durante todo o período, estão voltadas à implementação do Código de Conduta, Ética e Integridade. O Código de Ética apresenta um panorama das regras de conduta que deverão ser observadas na Empav. É um importante instrumento de gestão, que visa a melhoria da cultura organizacional, o compromisso com a transparência e a convivência entre os membros. 

A abertura do Ciclo de Palestras ocorreu no dia 05 de Outubro. O evento contou com uma apresentação com o tema “O impacto do treinamento sobre o Código de Conduta, Ética e Integridade - Lei 13.303”. O evento contou a presença da Prefeita Margarida Salomão; da Diretora-Presidente da Empav, Ana Lúcia Damascena; de Julio Cesar Teixeira, Diretor Presidente da Cesama; Gisele Pereira Teixeira, Diretora Geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana  (Demlurb) e membro Conselho de Administração, além dos demais colaboradores da Empav. 

Durante o evento, a Prefeita Margarida Salomão realizou uma fala, ressaltando a importância do Código de Ética, Conduta e Integridade, visto que o documento visa o fortalecer as diretrizes éticas e o compromisso com o interesse público.  "Esse trabalho que está sendo feito é, no sentido do fortalecimento da ética pública, de nos responsabilizamos pelo trabalho que fazemos. É uma iniciativa muito meritória. A Empav está a cada dia se reforçando como uma empresa muito importante para a cidade de Juiz de Fora. Uma empresa pública, no sentido do bem público. Então, eu cumprimento a todos vocês que estão fazendo esse curso, que estão fazendo esse debate e desejo que o encontro hoje seja muito proveitoso.", afirmou. 

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A Diretora-Presidente da Empresa Municipal de Pavimentação (Empav), Ana Lúcia Damascena agradeceu a participação de todos os funcionários e afirmou que a Empav está sendo chamada a novos contratos, a novos desafios, a ser acreditada no sentido da prestação de serviços para o município. "Eu queria, em nome da diretoria da Empav, agradecer a participação de todos vocês funcionários. Eu sei que existe uma certa dificuldade às vezes da participação dos funcionários que trabalham em campo, às vezes não estão acostumados com essa ferramenta. Ao mesmo tempo que sabemos da dificuldade, a gente pretende cada vez mais capacitar os funcionários, não só para essas questões do Código de Ética e Integridade, para as questões relacionadas também ao uso das ferramentas; para as questões relacionadas a esse tempos que estão nos exigindo que a gente aprenda a todo tempo a buscar outros caminhos para que possamos nos comunicar dentro da empresa. Eu acho que, o primeiro passo desse código de ética e do treinamento que ele vai nos trazer, ele é muito mais um exercício de auto avaliação, no sentido de verificarmos se, em algum momento, possamos estar descumprindo ou ser tendente a descumprir alguma daquelas regras de convivência e deveres funcionais, do que avaliar a conduta do próprio colega. A Empav está sendo chamada a um desafio muito grande."

Já Julio Cesar Teixeira,  Diretor Presidente da Cesama O Código de Ética e Integridade, reafirmou o compromisso do Código de Ética na formação e na conduta dos funcionários e fez um panorama geral sobre a historicidade do documento. “O Código de Ética é obrigatório desde a lei 13.303, a Lei das estatais que organizou as estatais em todos os âmbitos, as estatais da união, dos estados e dos municípios. Nas estatais, passa a ser obrigatório a existência do Código de Ética e Integridade, na qual conste, entre outros, a missão da empresa; ela tem que constar também a visão da empresa, ou seja, o que ela quer ser e os valores que a empresa tem no seu dia a dia. Junto do Código de Ética, é criado também o Comitê de Ética, um grupo de trabalhadores que vai apurar as denúncias que lá chegam.”, afirmou. 

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Além das falas desses representantes, Gisele Pereira Teixeira, Diretora Geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana  (Demlurb) e membro do Conselho de Administração parabenizou o evento, reiterando sua importância Francisco Carlos da Silva, funcionário da Empav e membro do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora (SINSERPU-JF), atentou para os principais conflitos que podem ocorrer nas relações de trabalho e o que Código de Ética, Conduta e Integridade vem para corrigir tais problemas, como assédio, corrupção, entre outros empasses que são prejudiciais aos valores da empresa.   .

 

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