Prefeitura revitaliza local de descarte irregular de lixo no Manoel Honório
A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) iniciou nesta quarta-feira, 18, a revitalização de um ponto crítico de descarte irregular de lixo na Rua Eugênio Fontainha, no bairro Manoel Honório. A iniciativa integra o Programa Boniteza.
Após a limpeza do local, realizada pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), a equipe do Horto Florestal da Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanidades (Empav) iniciou o plantio de mudas de diversas espécies de plantas ornamentais.
A secretária de Governo, Cidinha Louzada, destaca que a iniciativa é importante para valorizar o espaço público. “Um dos objetivos do Programa Boniteza é ressignificar locais. Antes, esse espaço era utilizado para descarte irregular de entulho. Além de ser passível de multa e poluir o meio ambiente, também gerava retrabalho para os servidores do Demlurb. Agora, com o plantio das mudas, o espaço deu lugar a um jardim que deve ser preservado e valorizado pela população”, diz.
A expectativa é que sejam plantadas no local mais de 1.500 mudas de plantas como dracena-vermelha, dracena-baby, hibisco, agave, iresine, ilka, piteira, singônio, Lambari-roxo, acalifa, cacto, entre outras.
Os trabalhos envolvem, além dos trabalhadores do Horto, dez acauteladas do sistema prisional que fazem parte do convênio firmado entre a PJF e a Penitenciária José Edson Cavalieri (Pjec). A previsão é que os trabalhos sejam concluídos ainda nesta sexta-feira, 20.
Flagrou o descarte irregular de entulho? Denuncie!
Cabe lembrar que o descarte irregular de lixo é um crime ambiental. Denúncias de flagrantes podem ser feitas através do WhatsApp da Fiscalização: 3690-7984. Precisou descartar algum entulho? Procure um dos ecopontos da PJF, cujos endereços podem ser encontrados aqui.