Conscientização e prevenção: trabalhadores da Empav participam de roda de conversas sobre saúde

Cuidar de quem cuida da nossa cidade também é Boniteza! Ao longo do ano, a Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanidades (Empav) promove ações voltadas à prevenção de doenças e promoção da saúde de seus trabalhadores e trabalhadoras. Na manhã desta quarta-feira, 02, uma das equipes de poda de árvores da Empav participou de uma roda de conversas com o professor e ergonomista Otto Londres, a psicóloga da Empav, Maria José Figueira e os acadêmicos do curso de psicologia Dimitri Assis e Doralice da Silva. Assim como em outros momentos, a conversa se deu no local de atuação da equipe, nesta quarta-feira, 2, na praça Jarbas de Lery Santos, no bairro São Mateus.
A pauta do dia foi “Sífilis: prevenção, sintomas, tratamentos e cuidados”. A psicóloga Maria José destaca a importância da intervenção: “Essas rodas de conversas acontecem de uma forma muito breve, no sentido de fazer uma provocação com os nossos trabalhadores sobre como lidam com determinadas situações no dia a dia no que diz respeito à saúde. Atualmente, estamos discutindo sobre a sífilis, que é uma Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) com casos crescentes no país. Esses momentos são importantes para que eles saibam buscar um profissional que possa fazer a orientação adequada, evitando que essas pessoas se coloquem em situações de risco com automedicação, por exemplo”.
Durante a discussão, o grupo, liderado pelo encarregado Cléber Cipriano (Clebinho), levantou uma série de questionamentos acerca das formas de contaminação, os cuidados necessários e o que fazer em caso de sintomas.
A ação faz parte do projeto “Empav Acolhe”, desenvolvido e coordenado pela psicóloga Maria José e que, há anos, leva para a Empav propostas voltadas para a promoção do bem-estar e qualidade de vida de servidores e servidoras.