Totens da praça Antônio Carlos ganham pinturas artísticas inspiradas na feira e no Mercado Municipal

Totens da praça Antônio Carlos ganham pinturas artísticas inspiradas na feira e no Mercado Municipal
A Praça Antônio Carlos (ou PAC), no coração de Juiz de Fora, acaba de se transformar em uma galeria de arte a céu aberto. Os quatro totens de concreto instalados no local receberam uma intervenção artística inédita, assinada por oito artistas visuais credenciados no projeto “Boniteza em Cores", promovido pela Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanidades (Empav).
Com o tema “Feira”, as obras homenageiam um dos principais símbolos de convivência da cidade: a tradicional feira livre. Dois dos paineis, inclusive, buscaram inspiração diretamente no Mercado Municipal, que foi reinaugurado nesta semana com nova estrutura e identidade visual, marcando um novo tempo para o complexo Mascarenhas e para o centro histórico de Juiz de Fora.
As pinturas estão disponíveis para visitação em tempo integral, convidando quem passa pelo espaço a contemplar, interagir e registrar esse novo ponto de arte urbana da cidade.
“A intervenção na PAC é mais do que uma ação artística – é uma celebração da memória afetiva da cidade. Ela dialoga diretamente com o momento simbólico da reabertura do Mercado Municipal e reforça o movimento de valorização do centro histórico. Transformar os totens em obras de arte é também uma forma de afirmar o espaço público como território de encontro, cultura e pertencimento”, destaca Mirelly Cardoso, Diretora-presidente da Empav.
Os artistas participantes são:
Fernanda Vale Toledo (Pekena)
Gabriel Alvim Toledo (Conduta)
Gabriela Antunes Ramos de Lemos (Gart Lemos)
Felipe Lourenço Rosa (Stain)
Mariana de Oliveira Macedo (Caminho Estúdio Criativo)
Wagner Cosme Marcos Andrade (Dorin)
Igor Moreira de Abreu (Tenxu)
Mariana Tenorio Silva Rebelo (Maryt3n)
A ação integra o projeto Boniteza em Cores, credenciamento aberto pela Empav que prevê a contratação de artistas locais para a realização de murais e grafites em espaços públicos, como praças, viadutos, pontes e empenas. A proposta visa promover a arte urbana, valorizar o trabalho de artistas da cidade e transformar a paisagem de Juiz de Fora com mais cor, identidade e afeto.