Iluminação especial no Morro do Cristo celebra a "Lua Cheia de Julho" nesta quinta-feira, 10

Quem olhar para o alto nesta quinta-feira,10, poderá testemunhar um verdadeiro espetáculo no céu — e na cidade também. Exatamente a partir das 20h37, acontece o ápice da chamada "Lua Cheia de Julho", quando o satélite natural ganha tonalidades rosadas ou alaranjadas ao se aproximar do horizonte, graças à refração da luz na atmosfera.
E para marcar esse momento especial, o monumento do Cristo, no Morro do Imperador, estará iluminado nas cores laranja e rosa. A ação é uma forma de homenagear o fenômeno astronômico, que acontece todos os anos no mês de julho e, neste ano, poderá ser observado a olho nu, desde que o céu esteja limpo.
O trabalho de iluminação decorativa é executado pela Diretoria de Iluminação Pública e Eficiência Energética da Empav, que tem atuado para tornar o monumento cada vez mais presente na vida da população, chamando a atenção para temas importantes e momentos especiais.
Além disso, esta será a lua cheia mais distante do sol em 2025, por acontecer poucos dias após o chamado "afélio", o ponto da órbita em que a Terra está mais afastada da estrela. Não é preciso nenhum equipamento especial para observar o fenômeno, basta procurar um local com boa visibilidade do céu e pouca poluição luminosa.
E fica o convite: olhe sempre para o Cristo. O monumento está frequentemente iluminado com cores diferentes para marcar campanhas de saúde, datas comemorativas ou acontecimentos relevantes como este. Uma forma simbólica e bonita de nos manter conectados com o que acontece no mundo (e também no céu).