Seg a Sex 7h às 17h

Agosto Lilás: Ponte Wilson Coury Jabour Jr. e Morro do Cristo recebem iluminação especial em apoio à campanha pelo fim da violência contra a mulher

05/08/2025
Compartilhe:
Agosto Lilás: Ponte Wilson Coury Jabour Jr. e Morro do Cristo recebem iluminação especial em apoio à campanha pelo fim da violência contra a mulher

Durante o mês de agosto, a Capela do Mirante do Morro do Cristo e a ponte Wilson Coury Jabour Júnior, na avenida Brasil, ganham uma iluminação especial na cor lilás. A ação faz parte da campanha Agosto Lilás, dedicada à conscientização pelo fim da violência contra a mulher. O objetivo é ampliar o debate público sobre o enfrentamento à violência de gênero e reforçar a importância da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), que completa 19 anos nesta terça-feira.

A iniciativa da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) é executada pelas equipes do Departamento de Iluminação Pública e Eficiência Energética, da Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanidades (Empav), como parte de um conjunto de ações de sensibilização em saúde pública, entre outras campanhas nacionais, promovidas ao longo do ano.

A CAMPANHA

A escolha do mês de agosto para a campanha Agosto Lilás tem um forte valor simbólico e histórico: foi em 7 de agosto de 2006 que a Lei Maria da Penha foi sancionada, representando um marco no enfrentamento à violência doméstica no Brasil. A legislação avançou ao reconhecer que a violência contra a mulher não se restringe à agressão física, mas também inclui formas de abuso psicológico, sexual, moral e patrimonial. A mobilização deste mês visa à conscientização, à prevenção e ao fortalecimento das redes de proteção. A campanha é uma estratégia nacional de enfrentamento à violência, que busca chamar a sociedade para agir de forma coletiva e estruturada para garantir os direitos das mulheres.

Em caso de denúncia ou necessidade de orientação, entre em contato com a Central de Atendimento à Mulher pelo número 180 ou envie uma mensagem via WhatsApp para (61) 9610-0180. O serviço é gratuito, confidencial e funciona 24 horas por dia.

Para outras informações sobre a campanha “Não deixe chegar ao fim da linha. Ligue 180” e as ações de enfrentamento à violência contra a mulher, acesse o site oficial do Ministério das Mulheres.

Voltar para Notícias
Este site usa cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizá-lo você está de acordo com nossa Política de Privacidade
Entendi!