Dezembro Vermelho: Cristo Redentor e ponte Wilson Coury Jabour recebem iluminação especial no mês de prevenção ao HIV, Aids e outras ISTs
Durante todo o mês de dezembro, o monumento ao Cristo Redentor e a ponte Wilson Coury Jabour Junior, na Avenida Brasil, receberão iluminação especial em alusão ao Dezembro Vermelho, campanha dedicada à prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos das pessoas infectadas pelo vírus HIV, pela Aids e por outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Nesta segunda-feira, 1º de dezembro, é celebrado o Dia Mundial de Combate à Aids.
A iniciativa da Prefeitura de Juiz de Fora é executada pelas equipes da Diretoria de Iluminação Pública e Eficiência Energética da Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanidades, como parte das ações de sensibilização em saúde pública desenvolvidas ao longo do ano, em adesão às campanhas nacionais.
Criada pela Lei Federal nº 13.504 de 2017, a campanha Dezembro Vermelho mobiliza o poder público, entidades da sociedade civil, organismos internacionais e toda a população para atividades de enfrentamento ao HIV, à Aids e às demais ISTs. Além da difusão de informações sobre prevenção e tratamento, a campanha busca promover o debate, reduzir estigmas e combater desinformações sobre o tema.
Em Juiz de Fora, a Secretaria de Saúde realiza, entre os dias 1º e 5 de dezembro, diversas ações alusivas ao Dezembro Vermelho em diferentes pontos da cidade, incluindo o Calçadão da Rua Halfeld, a Rua São João, a Avenida dos Andradas, o Restaurante Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora e a Farmácia Central. A programação completa pode ser acessada pelo link disponibilizado pela Prefeitura.