Empav participa do Programa “Juiz de Fora Mais Resilienteâ€
A Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanização (Empav) participa, a partir desta quarta-feira, 4, até o próximo dia 6, do workshop virtual “Juiz de Fora Mais Resiliente”, realizado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O objetivo é debater sobre medidas de prevenção a desastres e como as cidades podem amenizar os impactos que possam ocorrer. O projeto visa a dar atenção às análises preliminares e à consulta pública à comunidade, sendo mais uma etapa na construção da análise determinada pelo programa “Cidades Resilientes” da Organização das Nações Unidas (ONU).
Segundo o engenheiro civil Hamilton de Oliveira, a participação da cidade no Programa das Nações Unidas estimula o pensamento integrado de prevenção: "O programa pode auxiliar nações e municípios a se prepararem para a gestão e redução de riscos para esses eventos climáticos ou geofísicos extremos. A troca de experiências contribui para conhecer ou compreender as situações de risco que existem na sua cidade, aumentar a capacidade de planejar e desenvolver estratégias para redução desses riscos e implementar ações e planos".
Além da Empav, participam do evento as secretarias do Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaur), Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), Desenvolvimento Social (SDS), Obras (SO), Transporte e Trânsito (Settra), Educação (SE), Saúde (SS) e o Departamento de Limpeza Urbana (Demlurb). As ações do programa estão sendo coordenadas pela Subsecretaria da Defesa Civil da Sesuc, em conjunto com a UFJF e o Corpo de Bombeiros.