Empav realiza plantio de espécie nativa
Poincianella pluviosa é o nome científico da espécie nativa do território brasileiro, popularmente conhecida como Sibipiruna, nome de origem tupi, que se constitui por casca preta. Com rápido desenvolvimento, na fase adulta pode chegar de oito a 16 metros de comprimento e tronco de 30 a 40 centímetros de diâmetro. Floresce a partir do final de agosto, prolongando-se até meados de novembro. Com copa bastante ornamental e ampla, vem sendo um dos tipos, originários mais cultivados na arborização de vias nos municípios da região sudeste do país.
Cumprindo seu papel de mantenedora das diversas áreas que compõe a cidade, a Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanização (Empav) realizou nesta sexta-feira, 20, o plantio de muda de Sibipiruna na Praça Antônio Carlos. Em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaur), a ação ocorre, diante da avaria de outra espécie, chamada Tipuana, em função das fortes chuvas, precisou ser extraída na quinta feira, 19.
Outras equipes atuam na poda de grama na Avenida Presidente Itamar Franco (Centro) e nas praças Doutor João Penido (da Estação - Centro), Pedro Marques (Melquita – Bairro Santa Helena) e Doutor Francisco Bellei (Jardim do Sol), que também recebe serviços de limpeza. O recolhimento de galhos em diversos pontos da cidade e a poda de árvores na Rua Ataliba de Barros, no Bairro São Mateus, completam a programação desta sexta-feira, quando poderá haver interrupção ou modificação, devido às condições climáticas.
Durante esta semana foi dado apoio aos serviços de pavimentação, poda de grama nos canteiros no entorno no Bairro Poço Rico, nas praças Menelick de Carvalho (Santa Helena), Coronel Aprígio, Cruzeiro (Presidente Kennedy - Paineiras) e Doutor João Tostes (Bom Pastor). Corte de agaves na Avenida Sete de Setembro (Costa Carvalho) e poda de árvores na Praça Francisco Bellei (Jardim do Sol), no pátio do Segundo Batalhão de Polícia Militar, no Santa Terezinha, e na Rua Argemiro de Jesus Flore,s e corte de árvore caída no Museu “Mariano Procópio”.
Com as intensas chuvas, o serviço também precisou ser concentrado no recolhimento de galhos e árvores em diversos pontos, como nas avenidas Brasil e Antônio Guimarães Peralva (Jóquei Clube 2), nas ruas Augusto dos Anjos (Nova Era), Francisco Alves Barbosa, (JK) Lourenço José Brion (Santa Cruz) e no Barreira do Triunfo.
Foto: Divulgação