Jovem aprendiz da EMPAV é aprovada em vestibular na Universidade Federal Fluminense
Quem circula pelos corredores da Empresa Municipal de Pavimentação, certamente, já esbarrou com a simpatia de Karen Mateus, a jovem aprendiz da Secretaria Geral de Governança, que agora tem mais um motivo para sorrir. Ou vários.
Karen, filha de mãe solo, moradora do bairro Nova Califórnia e que sonha em ser engenheira, deu início a caminhada rumo à realização do grande objetivo: aos 17 anos foi aprovada no curso de Matemática, na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói.
Na Empav desde julho de 2021, a jovem aprendiz, que também é trancista, afirma que trabalhar na Empresa foi muito importante para o seu crescimento e amadurecimento. “Eu nunca tinha trabalhado formalmente antes, trabalhava somente com as minhas tranças. A Empav foi o meu primeiro emprego, aqui conheci muitas pessoas importantes, que me ajudaram muito e me trouxeram muitos conhecimentos”, conta a jovem.
E ISSO É SÓ O COMEÇO
O curso de matemática é só o início da trajetória até a engenharia, afirma Karen, que não se deixa intimidar pela mudança de cidade, distância dos amigos e nova rotina. Por ser menor de idade, a, agora ex, jovem aprendiz contará com a companhia da mãe no Rio de Janeiro durante algum tempo.
“Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade”, já dizia a canção de Raul Seixas. Quando descobriu que havia sido aprovada no vestibular, algumas incertezas surgiram, dentre elas, a questão financeira foi a que mais pesou. Porém, após uma rápida campanha promovida na Empav (e que ganhou a cidade em poucas horas), muitas pessoas decidiram comprar o sonho de Karen e, em menos de um dia, os primeiros meses da estudante na região metropolitana do Rio de Janeiro já foram garantidos.
O diretor-presidente da Empav, Richard Tavares, destaca a importância de programas como o jovem aprendiz. “Na Empav Karen teve a oportunidade de adquirir responsabilidade, compromisso e isso vai ser essencial a nova jornada, além disso, para nós é muito gratificante participar de um momento tão especial desses jovens que estão começando a construir seus sonhos, seja na universidade ou onde quer que eles escolham”, ressalta Richard. “Todo mundo que eu convivi na Empav, principalmente nesses últimos dias de mudança e correria na minha vida, foram e são muito importantes! Quero agradecer pelos aprendizados, pelo apoio e por me ajudarem a realizar o meu sonho”, finaliza a nova universitária da UFF.