Cidade inteligente: Empav será a responsável pela implementação da tecnologia 5G em Juiz de Fora
Na tarde desta quinta-feira, 5, após sancionar a nova lei da Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanidades (Empav), a prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, assinou também a adesão do município ao projeto “Conecta 5G”, coordenado e orientado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
O projeto prevê a modernização das cidades brasileiras através da implementação da tecnologia 5G, e, embora boa parte da efetivação esteja a cargo da Empav, todo o processo será realizado em conjunto com outras secretarias, como afirma a prefeita Margarida. “Este é um trabalho que vai envolver, entre outras secretarias, a Secretaria de Transformação Digital e Administrativa (STDA), que é a nossa área principal de gestão das TICs (tecnologias de informação e comunicação) e a Secretaria de Desenvolvimento (Sedic), porque uma cidade inteligente é uma cidade que tem potencial de ampliação de seus horizontes, inclusive, econômicos e sociais”, destaca a chefe do executivo municipal.
Diferentemente do 4G, o 5G utiliza ondas milimétricas de alta frequência para a transmissão de dados, o que exige um maior número de receptores e repetidores de sinal, por isso, o projeto utilizará os postes de iluminação. O secretário de obras, Lincoln Santos, também envolvido na implementação da nova tecnologia, resume como será a aplicação da proposta. “o projeto prevê a utilização da iluminação pública como antenas para a tecnologia 5G, além da instalação de câmeras, o que irá proporcionar para o município, realmente, a concepção de uma cidade inteligente”, explica.
Luz na Empav
No rol de novidades anunciadas nesta quinta, 5, está a transferência do setor de iluminação pública, que antes pertencia à Secretaria de Obras (SO), para a Empav. Com a energia e a tecnologia 5G, a Empresa Municipal de Pavimentação dá ainda mais significado ao seu novo nome: “Urbanidades”.
O diretor-presidente da Empav, Richard Tavares, destaca a incorporação da iluminação à empresa e importância do “Conecta” para a cidade. “O setor de energia elétrica e o Departamento de Eficiência Energética passam a incorporar os quadros da Empav, o que nos dá força para garantir e efetivar que sejamos uma cidade inteligente e desenvolvida. Com a assinatura da nova lei e do pacto do 5G, hoje é um dia que garante a modernização da empresa e a busca pela inovação”, ressalta Richard.
Com a assinatura concretizada pela prefeita nesta quinta, Juiz de Fora se une a outras 12 cidades do Brasil e se torna a 13º a receber o projeto “Conecta 5G”. A proposta, ainda recente e inédita no país, objetiva, entre outras coisas, democratizar o acesso às novas tecnologias através da iluminação pública.